Slides Posts Recentes

Resenha - Ikigai


Título: Ikigai
Autor (a): Héctor Garcia e Francesc Miralles
Editora: Intrínseca 

Páginas: 208

Sinopse Descubra seu Ikigai e encontre o propósito que vai guiar sua vida
Por que existem pessoas que sabem o que querem, enquanto outras definham na confusão? Segundo os japoneses, o segredo é encontrar seu Ikigai, conceito que pode ser traduzido como razão para viver. Ter um Ikigai claro e definido proporciona a satisfação e o propósito que justificam nossa existência, sendo, para muitos, também a chave da longevidade.
Em Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo. Um guia com informações claras e sucintas, além de listas, tabelas e ilustrações que colocam em suas mãos as ferramentas certas para entender e encontrar seu ikigai.

Resenha - Confesso que comecei a ler este livro com uma pulga atrás da orelha com aquele tipo de pensamento horrível que as vezes temos ''Eu poderia estar lendo algo/algum gênero que eu realmente gosto ao invés deste'' Mas me prontifiquei a ler e para minha surpresa eu gostei muito! Devo ter lido apenas uns dois livros de não ficção ou menos. Nunca me interessei por nenhum. Este porém me chamou a atenção desde o inicio onde vi que abordavam temas interessantes cujos nunca tinha lido ainda então pensei ''porque não?'' e comecei. 
Héctor  e Francesc narram de forma bem simples tanto acontecimentos como dicas de forma que nos faz ler rapidinho e ter um entendimento completo. Nele leremos sobre pessoas mais velhas sim, porém de uma forma cativante, aprendemos a ter mais respeito, aprendemos a comer melhor e que fazer algum esporte não significa mais do que não fazer mas que temos sim que nos mover, seja uma caminhada ou se sentar e levantar, esticar os braços e pernas, apenas não ficar imóvel. Acho muito bacana quando eles narram que por onde passaram não havia nenhum idoso parada olhando na janela, eles eram ativos. 
Sobre a alimentação, fiquei super curiosa quando falam que os Japoneses só comem 80% o porque disso e como eles fazem você terá que ler o livro!
AAAAH, antes que eu esqueça, foi citado até o famoso diretor de filmes de animação do Studio Ghibli que eu adoro e confesso não saber que ele ainda era vivo! Foi uma das melhores partes para mim ler sobre esse homem.
No livro assim como na vida real é importante ressaltar o quanto somos sortudos e fomos abençoados pela 'vida' entre muitas listas que há no livro, uma das frases que mais gostei tem haver com gratidão, com agradecer todos os dias por estar vivo, pelas pequenas coisas que muitas vezes parecem não ser nada. Temos que dar valor pois num segundo você tem tudo e no próximo pode não ter nada. Inclusive tem um capitulo que fala sobre isso, tanto sobre a vida nesse quesito como na parte financeira. Que é sempre bom ter um hobbie(e porque não ganhar dinheiro com isso) que é sempre bom ter uma segunda opção caso tudo dê errado.
Todos temos nosso Ikigai(Motivo para viver) alguns ainda não encontraram, eu mesma ainda não encontrei mas eu acredito. As vezes acho que até já tenho porém não sei colocar em palavras. 
Bem, era para ser uma resenha bem curtinha mas acabei me empolgando. Recomendo muito o livro, para quem gosta do gênero e para quem não gosta dê uma chance assim como eu dei, e se você não gostar tudo bem, mas leia, tente. Obrigadinha e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário