Slides Posts Recentes

Resenha - 13 segundos

Título: 13 segundos
Autor (a): Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Páginas: 304

Sinopse - O primeiro livro solo de Bel Rodrigues mostra como o machismo pode, em apenas 13 segundos, mudar completamente a vida de uma garota Lola está no último ano do ensino médio e acabou de terminar um relacionamento. Ela sabe que foi a melhor decisão, mas ainda assim não é fácil encarar o vestibular e um coração partido ao mesmo tempo. Tudo que Lola quer agora é colocar a vida em ordem, descobrir a si mesma e reavaliar suas prioridades. Sua maior paixão é o canto, e por isso, incentivada pelos amigos, ela cria um canal no Youtube onde posta covers de suas músicas favoritas. Ela também quer se divertir, sair para beber com os amigos e conhecer pessoas. Em uma dessas noites que ela se envolve com John. O que era para ser só uma noite acaba ficando mais complicado quando ela descobre que ele faz intercâmbio no colégio dela. E do ex. Lola não quer se envolver, mas é difícil ignorar John, com todo aquele charme canadense. E quando tudo parece ter se alinhado, treze segundos são suficientes para mudar drasticamente a vida da garota. 13 segundos é um livro potente, que dialoga com os julgamentos que mulheres jovens enfrentam cotidianamente simplesmente por buscarem serem livres, por quererem ser elas mesmas.

Resenha - Começo hoje dizendo que é difícil falar ou escrever sobre livros com a temática forte/polêmica. Relacionamentos abusivos nem sempre quer dizer que o agressor causava ferimentos físicos à seu par. Nesse romance de estréia a Bel conseguiu nos cativar com seu jeito simples mas direto. Lola é uma garota forte que gosta da liberdade assim como qualquer garota de sua idade, mas nem todas tem a sorte de ter um par a altura, um par que lhe transmita segurança mas ao mesmo tempo lhe dê espaço para viver a própria vida, fazer as próprias escolhas. Lola muitas vezes se sentia reprimida e deixava até mesmo de usar um baton que tanto gostava pelo simples fato do parceiro não querer, não gostar.

São as minimas coisas que as vezes não percebemos, não vemos, não entendemos, mas que no final essas pequenas coisas quando se acumulam se tornam grandes. 
No começo confesso que não gostei muito, mas me surpreendi bastante pois fica claro no quanto a personagem vai amadurecendo com suas atitudes e escolhas ao mesmo tempo que a narrativa/escrita vai se tornando cada vez mais fluida e envolvente.
Quando Lola enfim decide criar o canal é um grande momento, todos seus amigos se reúnem para a gravação e comemorar é claro.



Falando em amigos, geeeente quem não ia querer essa turma de amigos? Nada melhor do que ter amigos. É como sempre digo ''quem tem amigo tem tudo'' entendo a importância deles na vida de Lola mas também é triste pensar que na vida real são poucos os amigos com quem podemos contar. Inclusive devo dizer que o livro até nos faz refletir bastante, esse não é apenas um romance, ele fala muito sobre amizade, família e a importância dos relacionamentos. 

Não esperava chorar ao ler o livro, mas chorei, não sei se foi pela narrativa ou pela estória, não chorei de soluçar mas chorei, me emocionei, sofri com a principal, tive esperanças e conflitos internos, faz parte. Estamos acostumados com ficção, mas a partir do momentos que essa ficção reflete na nossa realidade não tem como não se emocionar pois poderia ser eu, poderia ser você! Se não nos cuidarmos poderá acontecer no futuro com qualquer uma de nós. Então vamos pensar bem, cuidar de quem está conosco, seja nossa amiga ou parceira. Vamos nos cuidar, cuidar uma das outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário