Slides Posts Recentes

Resenha - Boa noite

Livro: Boa Noite
Autor (a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240


Sinopse – Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.



Resenha/ Opinião – Alina, uma garota de 18 anos que sai de Laguna para morar em Pedra Azul, cidade universitária próxima de Florianópolis onde fará seu curso de Engenharia da Computação. Á procura de um lugar para chamar de lar, ela acaba indo parar em uma república a qual chamam de ''República das Loucas'', Alina fica doida para ser uma nova integrante, acaba gostando e tentando uma vaga onde logo é aceita, isso claro após passar por um teste com várias perguntas. Começa a conviver com Manu que estuda Comunicação, a Talita e o namorado Bernardo (que praticamente mora por lá também) que estudam Administração, e o Gustavo, estudante de Medicina.

Os novos amigos ajudam à superar o preconceito de uma garota tentar se formar em Engenharia da Computação, algo que infelizmente é recorrente ainda nos dias de hoje, porém as pessoas que mais vão ajudar nessa nova vida dentro da faculdade serão suas novas 4 amigas de sala onde vão unir forças para mostrar e provar do que são capazes, que não são apenas rostinhos bonitos! Uma delas é Luana, uma garota doce e um tanto quanto ingênua em alguns momentos porém muito inteligente e amiga.

Como toda faculdade há festas e de acordo com Manu ''Cada uma é melhor que a outra'' a mesma diz isso após Alina à questionar dizendo que ela sempre está à dizer que a festa será Á FESTA! Alina acaba indo a algumas delas onde fica bêbada mas por sorte nada grava acontece, descobre uma nova droga que é distribuída para os garotos ''se darem bem'', há suspeitas de quem fornece e isso acaba nos deixando curiosos e ansiosos para ver quem é o tal. Enquanto isso na faculdade surge uma oportunidade incrível para as garotas mostrarem seu potencial, uma empresa estará patrocinando um projeto onde o ganhador será premiado com uma bolsa integral e um estágio, será que apenas as quatro garotas serão capazes de criar algo bom e útil para ajudar a população o suficiente para ganhar essa oportunidade?! Isso só lendo mesmo pois durante o desenrolar dá trama ainda encontramos muito mais amizades, romances e de certa forma um pouco de ação e mistério. 

Este é o primeiro livro da Pam Gonçalves e devo dizer que ela surpreendeu bastante, é um livro bem leve porém forte, é notável o amadurecimento tanto da personagem quanto até mesmo da própria autora que vem se superando e mostrando à que veio. Não queria terminar sem antes falar que adorei o nome Alina, achei super diferente, simples e meigo.


Quotes: "Acho que a maioria das pessoas que chega na universidade espera que a vida tome um rumo totalmente diferente." 

"Este livro é para todas as meninas, garotas e mulheres. Não deixem que digam que não são capazes, vocês podem ser o que e quem quiserem."

''As festas universitárias são incríveis para conhecer muita gente diferente e se divertir, não deveria ser lugar de assédio, abuso e violência. Se um não quer, dois não têm que fazer. Isso serve para qualquer pessoa. Ninguém tem que ser coagido a nada. Pergunte-se antes de fazer qualquer coisa para outra pessoa: Eu faria isso com alguém de que eu gosto muito? ''

"Eles dizem que só querem nosso bem, mas fica difícil quando não querem nem mesmo pensar no que nós queremos."

"Nem sempre o que parece divertido é o mais inteligente."

2 comentários:

  1. Bem bacana a história! Muito importante Tratar de questões sobre abusos contra a mulher. Adoro suas resenhas. ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada pelo carinho e por vir expressar sua opinião pois é muito importante pra mim <3

      Excluir