Slides Posts Recentes

Resenha - Respeite o medo


Titulo: Respeite o medo
Autor: Ana Cristina Soares
Editora: Chiado
Páginas: 167


Sinopse – O cara gente boa namora uma vadia, acha que ela é uma fofinha, mas está enganado. O outro namora uma princesa e nem percebe. A víbora tenta dar um golpe na gordinha-sem-graça e se dá mal, mas nem tanto. Numa festa cheia de maluco-beleza e muitas risadas, as coisas saem totalmente do controle. Não é engraçado. E o pavor inominável, mas antigo que o mundo, espera o tempo que for para vencer.
Raiva, cobiça e inveja. Dome-as, controle-as ou elas vão controlar você. Ressentimento. Fúria. Preguiça. São horríveis, impublicáveis e inconfessáveis mas você também já sentiu. Mas pode continuar fingindo que não. Mas, o medo… o Medo é diferente. O Medo é como a Morte. Frio e implacável. E por isso mesmo, incrivelmente belo. Não ria, não desafie, não se iluda.  Respeite o medo.


Resenha/Opinião – UUUAAAL, é assim que começarei hoje essa resenha! Contos inspiradores que nos faz refletir a cada final. Contos imprevisíveis e curiosos. Todos tem em comum essa questão do medo, muitos falam da ganancia, inveja, traição. Coisas do cotidiano mais vistas por um outro ângulo.
Não sei ao certo se teve algum conto de que não gostei pois para mim todos estavam ótimos, criativos e motivadores nos fazendo correr os olhos e devorar cada conto num piscar de olhos. Gostei muito de todos mas o que mais me prendeu a atenção foi A Lua, o Sol (e o trambiqueiro), esse com certeza me deixou ‘’ual’’ assim como Respeite o medo o segundo conto que leva o nome do livro, e Cecília e a Morte e não podemos deixar de citar  Má companhia. Esses quatro contos para mim foram os melhores (E acho que não foi só o meu.

Sobre A Lua, o Sol (e o trambiqueiro) confesso que me chamou a atenção de inicio pelo titulo mas quando comecei a ler me encantei pelo modo como Tatiane descreve Felipe seu primo, a primeira impressão que tive fora algo como ‘’não acredito que nesse livro terá um romance entre primos’’ sim eu não gosto muito dessa ideia porém logo foi esquecida e me concentrei no conto assim abrindo minha mente e UAL, o amor que Tatiane sente pelo primo é arrepiante não no sentido ruim da coisa, mas no sentido bom, ela supera obstáculos e mesmo longe não deixa de sentir por ele o carinho e amor que sentira desde criança, o final é imprevisível, eu poderia imagina tudo mas nunca o que realmente acontece.  Aproveitando a onde sobre finais imprevisíveis! Que final foi esse do conto Má companhia e do Respeite o medo?! Eu fiquei de queixo caído. No ‘’Má companhia’’ Temos um amigo que fica no ouvido do outro falando sobre sua namorada ser isso e aquilo e o mesmo ignora, mas claro sempre acabamos com uma pulga atrás da orelha mesmo que sem querer, é normal, é humano porém temos que saber como lidar tanto com a desconfiança quanto com essas ‘’más companhias’’ que nos cercam e que no faz ficar tão inseguros! Não podemos deixar isso acontecer, não mesmo, então vamos seguir nossos corações e claro não deixar de ouvir também a razão mas não nos deixar se influenciar tanto pelos outros.

No respeite o medo eu simplesmente não tenho palavras, não tenho como descrever o que acontece com Helena, é um conto um tanto quanto sobrenatural mas não é assustador ou nojento, é apenas intrigante, nesse me fez refletir sobre certo ou errado, e que o certo ou o errado é apenas um ponto de vista, para uns o certo é o errado e vice versa! Então cuidado, cuidado com suas atitudes e escolhas, e principalmente cuidado em quem você dá atenção pois aquilo que mais parecia ser o inocente era o mais culpado (Claro que vai depender de que lado você estiver.)
Por ultimo vou falar de Cecília e a Morte. Acho que muitos gostaram desse conto, deve ser pelo fato de ser um conto leve e gostoso de ler, a narrativa soube como abordar o assunto sem deixa-lo pesado ou com que tivéssemos medo, pelo contrário. Eu me senti bem, eu só me sentia curiosa em saber o desfecho desse conto mas quando chegou no final eu pensei algo como ‘’se tivesse acabado de outro jeito não teria sido tão bom’’ pois foi justamente esse final quando a Morte pergunta a Cecília como era sentir o Amor que aposto que todos nós ao ler tivemos a mesma reação, aquele sorriso no rosto e um quê de surpresa e contentamento. Para saber mais sobre o conto e o que levou a Morte a perguntar isso a Cecília terá que ler e descobrir por si só.

Quotes  Mas odiava ter que admitir, o fato é que ele a amava desesperadamente. Sua vida ganhou cor e sentido depois de tê-la conhecido e ele amava cada minuto que passava ao lado dela.

Melhor para mim, pois se nós nos separarmos não terei que dividir o pouco que tenho com você. ‘magina se eu vou dividir meu albúm de Princesas com você!’

O medo é um mecanismo de defesa ancestral da nossa espécie. É o medo que impede que você seja atropelado ou pule de uma ponte. Respeite o medo.

Mas Brian, mesmo sem perceber, mentiu um pouco para Regina quando disse que não era assassino. Ele a matou a matou de certa forma.

Por amor, só por amor.

Mas, como éramos muito intensos, nossa vida alternava momentos de total amor com outros e de ódio profundo.

Descanse em paz, meu amor.

Mamãe ontem eu dancei por quase um minuto! Foi maravilhoso!

Eu quero um liolino, mamãe.

Covardia. Nenhum homem consegue raciocinar direito com uma mulher pelada. Samantha sabia disso, sabia que era jogo sujo, mas guerra é guerra.

É impressionante como muitas vezes, uma decisão tomada em um segundo é capaz de mudar tanta coisa.



Ps: Onde acho o livro?
Bem, pode ser direto com a editora Chiado Editora. Ou no Mercado livre, sim lá também tem!!! E claro não vamos nos esquecer da Amazon.

Não perca tempo, vá atras do seu exemplar para desfrutar de ótimos contos e vir nos contar o que achou o qual fora seu conto preferido! 

2 comentários: